"Eu quero um pacto com a simplicidade. Limpar os desejos ocultos. Eu quero ser analfabeta das miudezas, dos disse-que-disse. Meus bolsos, meus bolsos se desfazem das pedras de uma vida inteira carregadas pro vôo das jóias."

Maísa Picasso

14.7.09

Compromisso com a felicidade

Foi quando dava aula no Bairro da Paz* que conheci Juninho. Mirradinho, de uns três anos na época. No Natal, Juninho chegou na aula todo contente que tinha ganhado um guaraná pitchula de presente. Mais orgulhoso ainda estava por ter tomado todinho sem precisar dividir com os nove irmãos.
Hoje, lembrei dessas pequenas histórias quando Carol ressaltou que eu sou feliz. E eu pensei que felicidade é ter sempre uma carta na manga para quando as coisas chatas acontecerem. E fazer votos de que nunca saia de moda rir.
Daí lembrei que Juninho usava um boné enorme, desses que doamos junto com as coisas que normalmente não nos servem mais. Era vermelho e sambava de tão grande. Nele, tinha escrito assim: Meu compromisso é com a felicidade.


* Bairro da cidade de Salvador, Bahia.

3 comentários:

Bianca Helena disse...

Posso bater palma???

beijo, garota!

Pablo Carvalho disse...

Compromisso com a felicidade sem compromisso, amor. Felicidade informal e espontânea de ficar vendo os bebês com seus papais e mamães no shopping. De passar na frente do fliperama e dizer "Bora?". De remoer na cama o último restinho de sono - e se o marido não está do lado, telefonar para a sala e chamar ele de volta. É,amor, acho que concordo com Carol...

Unknown disse...

Lindo o que você escreveu Mai. Mais lindo ainda é você captar as poucas palavras que disse e tranformá-las em versos. Se o que falei soou como elogio, saiba que sempre terei o prazer de dizer o quanto fico lisonjeada em ter você aqui na mesa de trás, sempre cantando sucessos mundiais com a letra errada, falando alto e me obrigando a mandar vc diminuir o tom, colocando 2365 vídeos de bebês gargalhando e rindo, sempre, alegrando a todos nós aqui! Continue assim por toda a sua vida. Quem sabe ser feliz e principalmente fazer as outras pessoas felizes sem ter um porque é uma pessoa abençoada. Essa é você, Mai. Gostei muito de te conhecer e quero manter contato sempre.