"Eu quero um pacto com a simplicidade. Limpar os desejos ocultos. Eu quero ser analfabeta das miudezas, dos disse-que-disse. Meus bolsos, meus bolsos se desfazem das pedras de uma vida inteira carregadas pro vôo das jóias."

Maísa Picasso

1.6.10

Blog do Bem

Estava como vontade de fazer um blog novo. Um Blog do Bem, sabe?!
Onde a gente pudesse se reunir para ajudar pessoas, lançar projetos, campanhas ou só divulgar alguma ong. É que a existência parece muito sem sentido quando a gente não compartilha. E mesmo quando a gente acha que tem pouco, que está sem tempo, sempre há algo que pode ser feito. E eu gosto de acreditar nisso.
Mainha uma vez me falou sobre ser madrinha e padrinho ou anjo da guarda de algumas crianças de escola pública, rural ou ong. Ela tem várias alunas que são professoras de crianças de perfis bem carentes. Essas prós pedem para as crianças escreverem cartas para as madrinhas e padrinhos e anjos da guarda pedindo algo para o dia das crianças, natal, início das aulas. E esse adulto "assume" esse compromisso com a criança.
Pensei que esse poderia ser nosso primeiro projeto. Reunir pessoas que desejam ser madrinhas e padrinhos e anjinhos de crianças matriculadas em escolas públicas, rurais e ongs. A princípio a ajuda poderia ser o presente do dia das crianças, mas daí a presença do professor da turma intermediando o processo de comunicação, para sempre relatar como a criança está, se tem algum livro que podemos dar para ajudar no aprendizado e sei mais lá o quê.
Alguém acha alguma coisa disso?
:*

4 comentários:

Unknown disse...

Excelente Mai...e aí?? Vamos fazer esta campanha...parabéns pelo blog...estou lendo ele aqui aos pouquinhos....muito bom viu!!! Beijos e conte comigo!!

Moca disse...

Mai, aqui eu fui voluntaria de uma ONG que trabalha incentivando pessoas a se corresponderem por carta com crianças residentes em abrigos.

Não é bem a ideia de padrinho-madrinha, mas sim de um amigo.

É gostoso, pode ser tão rico para os dois lados.

Mas acho que apadrinhar só para dar presente pode deixar as crianças meio "viciadas", sabe?
Isso é bem comum na realidade crianças carentes.

A inciativa é linda.

Conte comigo pra pensar e amadurecer a ideia, flor.

BEEEEEEEEIJO

PS: Projeto Correspondentes é o nome. ;-)

Maísa Picasso disse...

A ideia é exatamente da correspondência, Moca. É do vínculo com a criança. É ser mais anjo da guarda anônimo do que qualquer outra coisa. É adotar no coração e trazê-la pra suas orações diárias. É participar se o rendimento na escola cair, é participar se passar por uma fase difícil, e tudo sempe mediado pela professora, para evitar vínculo demasiado, envolvimento com a família...

Amanda Julieta disse...

Ah, eu acho muito bom mesmo.
*.*
Ideia bonita e útil.
Eita, menina!

Beeeijo